terça-feira, 25 de outubro de 2011

Próxima sessão: Gilda

Gilda (Charles Vidor, 1946)
110 min, P&B



A trama conta a história de Johnny Farrell, um apostador recém-chegado à Buenos Aires que rapidamente se torna o braço direito de Ballin Mundson, dono de um famoso clube noturno da cidade. Johnny é apresentado à Gilda,  a bela mulher de Mundson; no entanto, este não sabe que os dois já se conheciam e inclusive tiveram um relacionamento no passado.

Gilda é o que vem à mente quando se pensa em femme fatale: mulher independente, sedutora e misteriosa que consegue atrair e manipular os homens ao redor. Considerada uma das mulheres mais bonitas da história do cinema, Rita Hayworth anunciaria "a maioria dos homens se apaixona por Gilda, mas acorda comigo".

A gente se vê nesta quarta, 26/10, às 16h na sala de diagramação da Facom.
Enquanto isso, confira Rita Hayworth no papel de Gilda interpretando a música Put The Blame on Mame, em uma das cenas mais bonitas do filme:


terça-feira, 18 de outubro de 2011

Próxima sessão: Pacto de Sangue

Double Indemnity (Billy Wilder, 1944)
107 min, P&B

O agente de seguros Walter Neff, se envolve com a sedutora Phyllis Dietrichson. Juntos, planejam um esquema para matar o marido de Phyllis e ficar com o dinheiro do seguro. No entanto, o casal tem de ser cauteloso quando Barton Keys, chefe de Neff, resolve iniciar uma investigação para tentar desvendar o mistério da morte do sr. Dietrichson.
Billy Wilder talvez seja o mais reverenciado diretor da estética noir. À semelhança de Crepúsculo dos Deuses, Wilder nos oferece protagonistas que mais se aproximam de anti-heróis. Seus personagens, mesmos que movidos pela ganância, apresentam um equilíbrio entre bem e mau, mantendo a identificação do público.

O filme é uma adaptação do romance homônimo de James M. Cain, que por sua vez se baseou num crime ocorrido em Nova York no fim dos anos 20, em que uma mulher convence o amante a matar seu marido para ficar com o seguro com indenização em dobro (double indemnity).


Nesta quarta, 19/10, às 16h na sala de diagramação da Facom.

Pacto de Sangue no IMDB

segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Próxima sessão: Pacto Sinistro

Strangers on a Train (Alfred Hitchcock, 1951)
92 min, P&B

Conta a História do tenista profissional Guy Haynes que conhece o playboy Bruno Antony em um trem. Bruno que lê tudo sobre Guy nas revistas de fofoca sabe que ele tenta se divorciar a tempos de Miriam para poder se casar com Anne Morton, filha de um senador influente. Bruno, que odeia seu pai, propõe à Guy uma solução para os "problemas" de ambos, uma troca de assassinatos: Bruno mataria Miriam e Guy mataria o pai de Bruno, livrando-os de qualquer suspeita, uma vez que eles não tinham nenhuma conexão.
Guy acredita que a proposta era apenas uma brincadeira. Contudo Bruno mata Miriam e ameaça acusar Guy pelo assassinato caso ele não mate seu pai.
O filme apresenta o melhor do noir. Uma trama complexa centrada na investigação de um crime e na tentativa de provar quem é o verdadeiro assassino de Miriam, a figura ameaçadora e psicopática de Bruno e personagens femininas marcantes como a própria Miriam, Anne e sua irmã Bárbara.
E, como não podia faltar num filme de Hitchcock, há uma cena da trama em que o próprio diretor aparece como figurante. É só reparar num homem carregando um contrabaixo para dentro de um trem no começo do filme.
Nesta quarta, 05/10, às 16h na sala de diagramação da Facom. Até lá!

Pacto Sinistro no IMDB

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Próxima sessão: O Terceiro Homem

The Third Man (Carol Reed, 1949)
104 min, P&B

No filme dirigido por Carol Reed acompanhamos Holly Martins, um escritor americano que vai à Viena interessado na proposta de emprego oferecida por seu amigo Harry Lime. Ao chegar na cidade, Martins é notificado que Lime sofrera um acidente e estava morto.
Não convencido com as explicações dos amigos de Harry e indignado com as acusações de que seu amigo estava envolvido em negociações do mercado negro, Martins resolve investigar por conta própria as misteriosas circunstâncias da morte de Lime.
A Viena decadente do pós-guerra ambienta o filme, que traz Orson Welles em um de seus mais carismáticos papéis (há ainda os boatos de que Welles estaria envolvido também na direção do filme). A trilha sonora, executada inteiramente em cítara, é uma obra à parte. Confira a abertura do filme e se prepare para a sessão: nesta quarta, 28/09, às 16h na sala de diagramação da Facom. Até lá!


segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Próxima sessão: A Marca da Maldade

Touch of Evil (Orson Welles, 1958)
95 min, P&B

O filme dirigido e, de certa forma, protagonizado por Orson Welles conta a história de dois policiais – um mexicano e outro estadunidense – que investigam um assassinato ocorrido na fronteira entre os dois países.
Hank Quinlan, vivido por Welles, é o capitão da policia dos EUA. Desde o assassinato de sua esposa ele se tornou corrupto e manipula o resultado das investigações, fato que o leva a entrar em conflito com a honestidade do chefe da polícia Mexicana, Ramon Miguel Vargas (Charlton Heston).
O filme começa com um plano sequência de quase três minutos e continua com uma série de tomadas belíssimas no meio do deserto, cortes e movimentos de câmera únicos que revelam a maestria do diretor. A Marca da Maldade é uma ótima oportunidade para se discutir características recorrentes à estética noir. Nesta quarta, 21/09. Até lá!

Marca da Maldade no IMDB

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Um texto sobre Noir

No Cinema Aberto de hoje tivemos um breve debate sobre a estética Noir e suas características. Um texto indicado para se conhecer um pouco mais o tema é o Film Noir, do Fernando Mascarello, presente no livro História do Cinema Mundial, organizado pelo mesmo.

Aqui você encontra o capítulo em PDF.

Uma boa leitura e nos vemos na próxima sessão!

Para uso em referências bibliográficas:
MASCARELLO, Fernando. Film Noir. In: MASCARELLO, Fernando (org.). História do Cinema Mundial. Campinas: Papirus, 2006, pp. 177-188.

terça-feira, 13 de setembro de 2011

Próxima sessão: Crepúsculo dos Deuses

Sunset Blvd (Billy Wilder, 1950)
110 min, P&B


Ambientado na Hollywood dos anos 50, o filme Crepúsculo dos Deuses narra a história de Norma Desmond, uma atriz dos tempos áureos do cinema-mudo que vive reclusa em sua mansão decadente. Ao conhecer Joe Gills, um roteirista azarado que vai parar em sua casa ao fugir de cobradores, a ex-estrela passa a sonhar com um triunfal retorno às telas.

Estrelado por William Holden e Gloria Swanson, o filme é um dos mais referenciados filmes de temática noir*. Trazendo grande parte das características da trama e da estética Noir, Sunset Blvd é um interessante ponto de partida para se debater o tema.

Nesta quarta, 14/09, às 16h na sala da Diagramação, na Faculdade de Comunicação Social. A gente se vê lá!



* Vide estatísticas no Internet Movie Database

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Cinema Aberto volta essa semana

More than night...

O Cinema Aberto deste semestre trará um pouco de mistério e investigação para a UFJF. O tema é “Cinema Noir e seus reflexos”.

No total, serão exibidos dez filmes. Alguns fazem parte do que chamamos de Noir e os outros fazem diversas referências ao gênero – o que alguns críticos consideram como pós-noir, teen-noir, tech-noir...

O cinema Noir tem levantado inúmeras discussões a respeito de sua existência como um gênero cinematográfico. Além de apresentar características bem marcantes do Expressionismo Alemão e do Impressionismo Italiano – ou seja, tem muita coisa pra se falar desses filmes.

A promessa que fica é que todas quartas-feiras, das 16 às 18 horas, serão exibidos filmes cheios de desconfiança, crime, mulheres fatais, detetives e iluminação contrastante – com enfoque em ambientes noturnos.

Lembrando que as exibições serão na sala de Diagramação, lá na Facom. Confiram a programação:


14/9 - Crepúsculo dos Deuses (Billy Wilder, 1950)

21/9 - A Marca da Maldade (Orson Welles, 1957)

28/9 - O Terceiro Homem (Carol Reed, 1949)

5/10 - Pacto Sinistro (Alfred Hitchcock, 1951)

19/10 - Pacto de Sangue (Billy Wilder, 1944)

26/10 - Gilda (Charles Vidor, 1946)

9/11 - O Grande Golpe (Stanley Kubrick, 1956)

16/11 - Chinatown (Roman Polanski, 1974)

23/11 - Brick (Riam Johnson, 2005)

30/11 - Blade Runner (Ridley Scott, 1982)

terça-feira, 10 de maio de 2011

Prepare seu estômago!



O filme desta quarta-feira 11/05 é o Fome Animal (ou Braindead), do mesmíssimo diretor da famosa mega trilogia "Senhor dos Anéis". De 1992, o filme reúne a maior parte dos elementos considerados trash: baixo orçamento, sangue, tripas, zumbis, e coisas muito loucas.

É às 18h na sala 11 da Facom!

Aproveitando a dica...
Não deixe também de assistir Náusea Total, o primeiro filme do Peter Jackson, feito entre amigos mesmo. Também extremamente nojento!

terça-feira, 26 de abril de 2011

At Midnight I'll Take Your Soul


Você sabe quem é José Mojica Marins?




É, ao nos referirmos a Zé do Caixão estamos nos referindo a José Mojica!
E é dele o filme que passa nesta quarta-feira, 27/04 no Cinema Aberto.

À Meia Noite Levarei sua Alma é um filme de 1964 e é o primeiro em que o personagem Zé do Caixão aparece.
A sinopse do filme segundo o IMDb é "A gravedigger prowls the city in search of a female to bear him a son."
Baixo recurso, muito terror e rituais satânicos, o filme fez grande sucesso em circuitos alternativos de cinema, principalmente no cenário internacional.
Um grande símbolo do trash brasileiro!

É quarta-feira, 27/04, às 18h, agora na sala 11 da Facom!

Cuidado quando seu relógio bater à meia noite... muahahahaha!

terça-feira, 12 de abril de 2011

Tão trash, mas tão trash, que nem sabia que era trash!



Nesta quarta-feira, 13/04, damos início ao novo módulo temático do Cinema Aberto.

O filme de abertura não poderia se encaixar melhor!



é um ótimo filme para começarmos a discutir o que é cinema trash. Por quê?

Porque os filmes de Ed Wood, e principalmente o Plano 9 - que já foi eleito o pior filme de todos os tempos - ainda não eram feitos "para ser" trash, ou tendo consciência de sua "trasheiragem".

O filme que se propunha ser uma "ficção científica de terror" chega mais perto, hoje, da comicidade do que do medo ou do susto.


Puxando o gancho nos filmes do louco diretor Edward Wood Jr., fica a dica para conhecer melhor sua história no filme Ed Wood (Tim Burton, 1994), que de trash só tem mesmo os filmes do Ed. Estrelando Johnny Depp, o filme de Tim Burton nos esclarece um pouco as motivações de Ed Wood de uma maneira fantástica e como uma grande homenagem ao falecido diretor. (Além de tudo issoo você fica sabendo porque a atriz Sarah Jessica Parker ter cara de cavalo).


No mais, após a exibição de amanhã discutiremos mais a fundo alguns conceitos e parâmetros para definir cinema trash. Postaremos aqui o que for discutido e é claro, aguardamos vocês.


É amanhã (quarta-feira, 13/04), às 18h, na sala de diagramação da Faculdade de Comunicação da UFJF!


E aqui, uma animaçãozinha do Tim Burton, que não tem muito a ver com o post, mas que é bem legal.




segunda-feira, 4 de abril de 2011

O que é Cinema Trash?


Na próxima semana tem início as sessões do Cinema Aberto com o tema "O que é Cinema Trash?"

Confira a progamação:

13/04 - Plano 9 do Espaço Sideral

(Ed Wood, 1959)


27/04 - À Meia-Noite Levarei sua Alma

(José Mojica, 1964)

11/05 - Fome Animal

(Peter Jackson, 1992)

18/05 - Monty Phyton em Busca do Cálice Sagrado

(Terry Gilliam e Terry Jones, 1975)

01/06 - Mangue Negro

(Rodrigo Aragão, 2008)

08/06 - Planeta Terror

(Robert Rodriguez, 2007)



quarta-feira, 30 de março de 2011

Cinema Aberto 2011

Ficamos muito tempo sem postar nada, mas agora vai. Temos muitas novidades!
No primeiro semestre de 2011 o tema do Cinema Aberto será "O que é Cinema Trash"?

Através de oito filmes que iremos assistir, tentaremos estabelecer parâmetros para, juntos, conceituarmos e entendermos melhor o que é o cinema trash.

O que já percebemos na pesquisa feita para apresentar a temática é que não existe um só tipo de cinema trash. E isso ficará muito claro na programação (que logo logo será postada aqui!). Por isso, não se assuste ao ver no cartaz um filme que você nunca imaginaria ser trash!

Aguardem maiores informações!

Enquanto isso... estão todos convidados para o Módulo de Cinema do Pet/Facom nesse semestre. A temática é Cinema Independente Americano e o módulo está sendo ministrado pelo mestrando da Facom Lúcio Reis. A partir do dia 12/04, todas as terças-feiras, no Pet (perto do aquário) da Facom/UFJF.

A Ementa do Módulo segue abaixo, e são todos bem vindos para participar!

O “cinema independente” é uma designação que se refere a determinada parcela da produção
americana, uma prática cinematográfica que, de alguma maneira, apresenta-se como
alternativa, ou estabelece oposição ao cinema dominante (mainstream). O conceito de
cinema independente desafia definições, e muitas designações confundem-se com o mesmo,
entre elas: american new wave, new american cinema, cinema experimental, avant-garde e
underground. Pretende-se lançar luz sobre essas diversas práticas, pois dependendo do que se
entenda por “independente”, a categoria atravessa toda a história do cinema. Será analisada a
obra selecionada de alguns cineastas independentes importantes, entre eles John Cassavetes,
John Waters, David Lynch, os irmãos Coen, Spike Lee, Gus van Sant, Steven Soderbergh,
Quentin Tarantinto, Robert Rodriguez, Darren Aronofsky e George Romero, entre outros.