segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Próxima sessão: O Terceiro Homem

The Third Man (Carol Reed, 1949)
104 min, P&B

No filme dirigido por Carol Reed acompanhamos Holly Martins, um escritor americano que vai à Viena interessado na proposta de emprego oferecida por seu amigo Harry Lime. Ao chegar na cidade, Martins é notificado que Lime sofrera um acidente e estava morto.
Não convencido com as explicações dos amigos de Harry e indignado com as acusações de que seu amigo estava envolvido em negociações do mercado negro, Martins resolve investigar por conta própria as misteriosas circunstâncias da morte de Lime.
A Viena decadente do pós-guerra ambienta o filme, que traz Orson Welles em um de seus mais carismáticos papéis (há ainda os boatos de que Welles estaria envolvido também na direção do filme). A trilha sonora, executada inteiramente em cítara, é uma obra à parte. Confira a abertura do filme e se prepare para a sessão: nesta quarta, 28/09, às 16h na sala de diagramação da Facom. Até lá!


segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Próxima sessão: A Marca da Maldade

Touch of Evil (Orson Welles, 1958)
95 min, P&B

O filme dirigido e, de certa forma, protagonizado por Orson Welles conta a história de dois policiais – um mexicano e outro estadunidense – que investigam um assassinato ocorrido na fronteira entre os dois países.
Hank Quinlan, vivido por Welles, é o capitão da policia dos EUA. Desde o assassinato de sua esposa ele se tornou corrupto e manipula o resultado das investigações, fato que o leva a entrar em conflito com a honestidade do chefe da polícia Mexicana, Ramon Miguel Vargas (Charlton Heston).
O filme começa com um plano sequência de quase três minutos e continua com uma série de tomadas belíssimas no meio do deserto, cortes e movimentos de câmera únicos que revelam a maestria do diretor. A Marca da Maldade é uma ótima oportunidade para se discutir características recorrentes à estética noir. Nesta quarta, 21/09. Até lá!

Marca da Maldade no IMDB

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Um texto sobre Noir

No Cinema Aberto de hoje tivemos um breve debate sobre a estética Noir e suas características. Um texto indicado para se conhecer um pouco mais o tema é o Film Noir, do Fernando Mascarello, presente no livro História do Cinema Mundial, organizado pelo mesmo.

Aqui você encontra o capítulo em PDF.

Uma boa leitura e nos vemos na próxima sessão!

Para uso em referências bibliográficas:
MASCARELLO, Fernando. Film Noir. In: MASCARELLO, Fernando (org.). História do Cinema Mundial. Campinas: Papirus, 2006, pp. 177-188.

terça-feira, 13 de setembro de 2011

Próxima sessão: Crepúsculo dos Deuses

Sunset Blvd (Billy Wilder, 1950)
110 min, P&B


Ambientado na Hollywood dos anos 50, o filme Crepúsculo dos Deuses narra a história de Norma Desmond, uma atriz dos tempos áureos do cinema-mudo que vive reclusa em sua mansão decadente. Ao conhecer Joe Gills, um roteirista azarado que vai parar em sua casa ao fugir de cobradores, a ex-estrela passa a sonhar com um triunfal retorno às telas.

Estrelado por William Holden e Gloria Swanson, o filme é um dos mais referenciados filmes de temática noir*. Trazendo grande parte das características da trama e da estética Noir, Sunset Blvd é um interessante ponto de partida para se debater o tema.

Nesta quarta, 14/09, às 16h na sala da Diagramação, na Faculdade de Comunicação Social. A gente se vê lá!



* Vide estatísticas no Internet Movie Database

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Cinema Aberto volta essa semana

More than night...

O Cinema Aberto deste semestre trará um pouco de mistério e investigação para a UFJF. O tema é “Cinema Noir e seus reflexos”.

No total, serão exibidos dez filmes. Alguns fazem parte do que chamamos de Noir e os outros fazem diversas referências ao gênero – o que alguns críticos consideram como pós-noir, teen-noir, tech-noir...

O cinema Noir tem levantado inúmeras discussões a respeito de sua existência como um gênero cinematográfico. Além de apresentar características bem marcantes do Expressionismo Alemão e do Impressionismo Italiano – ou seja, tem muita coisa pra se falar desses filmes.

A promessa que fica é que todas quartas-feiras, das 16 às 18 horas, serão exibidos filmes cheios de desconfiança, crime, mulheres fatais, detetives e iluminação contrastante – com enfoque em ambientes noturnos.

Lembrando que as exibições serão na sala de Diagramação, lá na Facom. Confiram a programação:


14/9 - Crepúsculo dos Deuses (Billy Wilder, 1950)

21/9 - A Marca da Maldade (Orson Welles, 1957)

28/9 - O Terceiro Homem (Carol Reed, 1949)

5/10 - Pacto Sinistro (Alfred Hitchcock, 1951)

19/10 - Pacto de Sangue (Billy Wilder, 1944)

26/10 - Gilda (Charles Vidor, 1946)

9/11 - O Grande Golpe (Stanley Kubrick, 1956)

16/11 - Chinatown (Roman Polanski, 1974)

23/11 - Brick (Riam Johnson, 2005)

30/11 - Blade Runner (Ridley Scott, 1982)